Slider
Previous Next

DIA DE SÃO VALENTIM

Mais um ano em que as escolas do Agrupamento celebram o Dia de São Valentim, dia destinado ao Amor, aos namorados e à Amizade.

Todos os anos, no dia 14 de fevereiro, são distribuídos aos alunos bilhetes, postais e cartas contendo mensagens amorosas.                

Para um  dia tão especial, não hesites, deixa a tua mensagem no marco do correio que se encontra no balcão da reprografia ou na caixa que se encontra na biblioteca. Farás alguém feliz com as tuas palavras de Amor ou Amizade. Também poderás festejar este Dia decorando a Escola com bonitos corações.

 

 

Recordando a Lenda…

História de São Valentim
 
Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano. Para isso proibiu a realização de casamentos. Ele acreditava que os jovens que não tivessem família ou esposa, iam alistar-se com maior facilidade.
.Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.

A cerimónia era um ato perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.
Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga cega que por milagre recuperou a visão (e por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade, despedindo-se com “do teu Valentim”— “from your Valentine”.
Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.