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Projetos Erasmus+

O Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira vai iniciar este ano letivo, quatro projetos Erasmus+ referentes à Ação 2 - Parcerias Estratégicas. 


O projeto We Share One Future: Learning and Acting to Transform será desenvolvido à escala europeia num contexto de trabalho colaborativo a desenvolver por cinco escolas situadas em Portugal, na Grécia, na Turquia, na Itália e na Roménia. A base do desenvolvimento deste projeto serão as questões ambientais e o objetivo será sensibilizar os alunos para os problemas ambientais atuais (alterações climáticas, uso excessivo das fontes de energia, reciclagem, desmatamento, espécies ameaçadas, crescimento populacional e expansão urbana descontrolados), promovendo simultaneamente conhecimentos e capacidades que lhes permitam uma atitude mais consciente e responsável, conducente a uma utilização sustentável dos recursos naturais. Paralelamente serão implementadas metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras e haverá um investimento na promoção de competências na área das TIC e na utilização de uma lígua estrangeira, neste caso, o inglês.
O projeto irá desenvolver-se nas Escolas EBI/JI José Carlos da Maia, EB1 de Brancanes e EB1 de Quelfes. O grupo alvo deste projeto são cerca de 500 alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos de idade.


O projeto EU Crazy labs - testing inclusion methods, é uma parceria entre escolas da Croácia, Espanha, Finlândia e Portugal. Este projeto visa identificar abordagens inovadoras de inclusão social que podem ser testadas e comprovadas por alunos e professores das quatro escolas parceiras, bem como combater o abandono escolar através da descoberta de metodologias que permitam envolver melhor os alunos na sua vida escolar, aumentar a sua motivação e desenvolver as suas atitudes e bem-estar. Baseia-se em quatro Crazy Labs, um por escola parceira: "gamificação intergeracional" como um meio de reunir gerações, aprender com cada um e desenvolver competências de interação pessoal; o desenvolvimento de "abordagens multissensoriais" para o ensino e a aprendizagem; a utilização de línguas estrangeiras como um modo para quebrar barreiras, aumentar a tolerância e a compreensão e aprender sobre outras culturas; e o recurso a animais para ajudar alunos autistas a desenvolver relações interpessoais. 
Este projeto irá desenvolver-se na Escola EBI/JI José Carlos da Maia e o grupo alvo são alunos do 3º ciclo.
As candidaturas devem realizar-se até ao final de setembro em impresso próprio que será disponibilizado na Reprografia da mesma.  

 

O projeto Music and theater at the service of multicultural dialogue: playing together to build a common European identity é uma parceria entre escolas da França (Ilha de Reunião), Polónia e Portugal e visa atuar positivamente na mobilização dos alunos em relação aos seus percursos escolares, promovendo uma prática artística coletiva. Em concreto, tem como objetivo principal permitir que 48 alunos (16 por escola) com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos colaborem entre si para realizar espetáculos compostos por música, dança e teatro, organizados e encenados de maneira transnacional. As atividades do projeto alternarão o trabalho cooperativo entre participantes das diferentes nacionalidades através da plataforma Etwinning, ensaios semanais da prática artística coletiva para cada grupo em cada escola e três reuniões para apresentação dos espetáculos: na Polónia, em Portugal e na Ilha de Reunião.

As atividades deste projeto irão desenvolver-se durante as sessões semanais do Clube de Artes, que funcionará todas as quartas-feiras à tarde, na Escola EBI/JI José Carlos da Maia.
As candidaturas devem realizar-se até ao final de outubro em impresso próprio que será disponibilizado na Reprografia da mesma.  

 

O projeto Enriching Unity with cultural diversity, é uma parceria entre escolas da Espanha, Estónia, Portugal, Turquia, Roménia e Eslovénia.

Este projeto reflete as necessidades decorrentes do fato de que o número e a diversidade de culturas, costumes e línguas enriquecem as nossas vidas. A importância de preservar o património cultural europeu e a sua difusão entre os participantes dos países parceiros está no centro deste protejo. O projeto está focado em conhecer e compreender as diferenças culturais com diferentes religiões: católica, muçulmana, ortodoxa e evangélica. Essas religiões ajudaram a moldar os países e influenciam grandemente a sua herança cultural. Os principais objetivos do protejo passam pela consciencialização na preservação do património cultural, pelo desenvolvimento da interculturalidade, pela melhoria de competências no domínio da inclusão de todos os alunos, pelo desenvolvimento das tecnologias digitais e as pelas competências profissionais de todos os participantes.

Este projeto irá desenvolver-se na Escola EB2/3 Professor Paula Nogueira e o grupo alvo são alunos do 3º ciclo. As candidaturas devem realizar-se até ao final de Outubro em impresso próprio que será disponibilizado na Reprografia da mesma.