Slider

Erasmus+ JCM em Šiauliai, Lituânia

Desta vez, foi em Šiauliai, na Lituânia, que um grupo de 3 alunos e 2 professoras da Escola E BI/JI José Carlos da Maia realizaram, entre os dias 27 e 31 de maio, uma mobilidade no âmbito do projeto Erasmus + "School is cool but IT rules".


Este projeto, centrado na utilização das TIC em sala de aula, envolve 5 países: Portugal, Lituânia, Espanha, República Checa e Roménia e promove a aquisição de conhecimentos e competências digitais, pelo que os alunos tiveram oportunidade de, durante toda a semana, tomar contacto com várias ferramentas interativas.

 

A estadia foi ainda preenchida com um passeio à capital, Vilnius, e visitas a alguns lugares icónicos do país, nomeadamente a “Colina das Cruzes”- um centro de peregrinação católico -, o castelo de Trakai, situado numa ilha do lago Galvė, e a estação balnear de Palanga.

 

Esta experiência, também muito enriquecedora a nível cultural, deu a conhecer a Villa de Chaimas Frankelis, em Šiauliai, um edifício do início do século XX, que oferece uma grande variedade de exposições, concertos, festivais de cinema e música, entre outros, e simboliza a história da cidade no período entre guerras e a herança judaica e o Museu de Âmbar, em Palanga, rodeado pelo seu deslumbrante Jardim Botânico interior.

A acrescentar a estas vivências, temos ainda o convívio maravilhoso que se estabeleceu quer entre alunos quer entre professores dos vários países envolvidos e que permitiu melhorar as competências de cada um em língua inglesa e partilhar experiências que ficarão gravadas para toda a vida.