Slider

O Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular na sala de aula do 6B, 6C e 6D da PN

O que eu escuto eu esqueço, o que eu vejo eu lembro, o que eu faço eu aprendo                      Confúcio

Os projetos dinamizados no âmbito da temática bem-estar, saúde e ambiente enquadram-se numa missão preconizada no Projeto Educativo, que é “Formar cidadãos”. Consubstancia-se através do papel da educação e do educador que é fazer com que a pessoa humana (aluno) cresça em todos os seus potenciais, desperte os seus talentos, exerça a sua cidadania com plenitude e consciência, assuma a sua responsabilidade, bem como vai ao encontro do Perfil dos Alunos na Escolaridade Obrigatória e ainda, na sequência do cumprimento das metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - 2030, diretamente relacionados com a Educação.

O recurso aos projetos, como atuação pedagógica foi uma oportunidade para os alunos a vários níveis: dotaram-nos de um conjunto de competências – mobilizadoras de conhecimentos, de capacidades e de atitudes (CCA) que favoreceram o desenvolvimento de competências sociais, relacionais, emocionais a par de outras consideradas fundamentais, como sejam: a curiosidade intelectual, o espírito crítico, o trabalho colaborativo, a capacidade de resolver problemas e ainda potenciaram o desenvolvimento de uma componente que tem a ver com a responsabilidade ambiental. Sem dúvida aprenderam mais, melhor e de forma diferente.

Assim, o Projeto Educativo materializou-se neste conjunto de atividades, que compõem os projetos “Unidos por um mundo melhor” e “Vamos cuidar de…” e que foram estendidos como ferramentas ao serviço dos Conselhos de Turma, na operacionalização dos PCTs e que se encontram espelhados nos seguintes murais virtuais:

5º ano: https://padlet.com/candidasvieira/albatroz2019

6º ano: https://padlet.com/f1547/cuidarde

QUERIDOS ALUNOS, fizemos um caminho em conjunto durante estes dois anos de escolaridade… tornaram-se mais autónomos, criativos, persistentes, aprendentes, críticos, multiculturais, colaboradores e comunicadores. Continuem a investir com: empenho, autonomia, inovação, empatia, diferenciação, colaboração e com PAIXÃO na vossa aprendizagem.

UM MUITO OBRIGADA! Foi uma viagem cheia de aprendizagens significativas, de partilhas, de sorrisos, de abraços, de sonhos, de emoções e de muito carinho!            

                                                

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupéry