Slider

O que eu escuto eu esqueço, o que eu vejo eu lembro, o que eu faço eu aprendo                      Confúcio

Os projetos dinamizados no âmbito da temática bem-estar, saúde e ambiente enquadram-se numa missão preconizada no Projeto Educativo, que é “Formar cidadãos”. Consubstancia-se através do papel da educação e do educador que é fazer com que a pessoa humana (aluno) cresça em todos os seus potenciais, desperte os seus talentos, exerça a sua cidadania com plenitude e consciência, assuma a sua responsabilidade, bem como vai ao encontro do Perfil dos Alunos na Escolaridade Obrigatória e ainda, na sequência do cumprimento das metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - 2030, diretamente relacionados com a Educação.

O recurso aos projetos, como atuação pedagógica foi uma oportunidade para os alunos a vários níveis: dotaram-nos de um conjunto de competências – mobilizadoras de conhecimentos, de capacidades e de atitudes (CCA) que favoreceram o desenvolvimento de competências sociais, relacionais, emocionais a par de outras consideradas fundamentais, como sejam: a curiosidade intelectual, o espírito crítico, o trabalho colaborativo, a capacidade de resolver problemas e ainda potenciaram o desenvolvimento de uma componente que tem a ver com a responsabilidade ambiental. Sem dúvida aprenderam mais, melhor e de forma diferente.

Assim, o Projeto Educativo materializou-se neste conjunto de atividades, que compõem os projetos “Unidos por um mundo melhor” e “Vamos cuidar de…” e que foram estendidos como ferramentas ao serviço dos Conselhos de Turma, na operacionalização dos PCTs e que se encontram espelhados nos seguintes murais virtuais:

5º ano: https://padlet.com/candidasvieira/albatroz2019

6º ano: https://padlet.com/f1547/cuidarde

QUERIDOS ALUNOS, fizemos um caminho em conjunto durante estes dois anos de escolaridade… tornaram-se mais autónomos, criativos, persistentes, aprendentes, críticos, multiculturais, colaboradores e comunicadores. Continuem a investir com: empenho, autonomia, inovação, empatia, diferenciação, colaboração e com PAIXÃO na vossa aprendizagem.

UM MUITO OBRIGADA! Foi uma viagem cheia de aprendizagens significativas, de partilhas, de sorrisos, de abraços, de sonhos, de emoções e de muito carinho!            

                                                

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupéry

A turma 9ºA da PPN ainda continua a trabalhar e pretende partilhar convosco a atividade feita na disciplina de EV “Cubo com ilusão de Óptica”.

OP ART- Movimento artístico com início por volta de 1930, tendo como precursor o pintor e escultor húngaro Victor Vasarely;

  • O movimento ganhou reconhecimento e popularidade nos Estados Unidos a partir da década de 50, no contexto do pós-guerra e Guerra Fria;
  • As obras da Op Art apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, combinadas de tal modo que provocam no espectador sensações de movimento.

 Boas Férias

Em momentos difíceis como aqueles pelos quais estamos a passar, importa pensar, refletir e passar mensagens ... de Esperança.
Parabéns aos alunos pelos trabalhos desenvolvidos e por nos ajudarem a ter ânimo e vontade de continuarmos a lutar para termos o nosso Mundo de volta.
Sempre com Esperança.


Trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina de TT - Turma 8º B - JCM

 

Foi colocado aos alunos do 9º ano da JCM o desafio de reinterpretarem / recriarem uma obra de artistas das vanguardas do Início do século XX , surgiram outras "OBRAS" interpretadas de um outro modo de ver e sentir.