Slider

No dia 4 de março, pelas 18h30, irá realizar-se a ação sobre "Bem-estar, Alimentação, Saúde e Condição Física", contando com a colaboração do Nutricionista, Dr. Paulo Renato.
O público-alvo é a comunidade escolar, pelo que destina-se a alunos, pais, professores e funcionários. É uma ação para todos!
Esta iniciativa será realizada através do Google Meet, com o seguinte link: https://meet.google.com/ojt-orqk-etd?hs=122&authuser=0
Esta ação é uma iniciativa do Grupo de Trabalho do Projeto ATIFIT +, o qual é coordenado pelo Professor João Lima. É uma ação que reúne temas muito importantes para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e jovens.
A sua presença nesta iniciativa é muito importante. Contamos com a sua presença!

Trata-se de um projeto no âmbito da Alimentação, Saúde e Condição Física, com uma abordagem multifatorial de forte incidência na alteração de comportamentos de risco.

A filosofia subjacente ao projeto baseia-se em “Anima Sana in Corpore Sano”, que se refere a um conjunto de comportamentos que se pretendem fomentar com vista ao bem-estar da comunidade educativa.

Este projeto já está a ser implementado nas escolas dos 2º e 3º Ciclos e numa fase inicial foi efetuado um levantamento dos indicadores referentes à Composição Corporal, Aptidão Aeróbia e Aptidão Neuromuscular, com recurso à Plataforma FitEscola.

Em breve publicaremos os resultados.

O projeto Erasmus+ “My Story - Our Europe “, coordenado pelo Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, foi distinguido com o prémio Boas Práticas ERASMUS+ Ensino Escolar 2020.

Este projeto partiu do conceito de Storytelling, que é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias, envolvendo emocionalmente os interlocutores. Esta metodologia permitiu-nos explorar e incrementar a criatividade dos alunos e ainda encorajar práticas de inclusão. Foi isso que, ao longo do projeto, propusemos aos alunos dos quatro países envolvidos – Portugal, Roménia, Turquia e Itália: que explorassem interpretativa e criativamente histórias dos seus países e de outros países da Europa, dando a conhecer personagens e situações culturalmente ricas.

Os alunos aderiram com muito entusiasmo ao desafio que lhes foi lançado no sentido de explorar a herança cultural europeia. Ao longo dos dois anos, leram, selecionaram e criaram apresentações de histórias utilizando diferentes metodologias, como dramatização e sombras chinesas, vídeos animados recorrendo a plasticina e desenho e ainda livros eletrónicos. Todas estas atividades permitiram a inclusão de alunos com menor acesso a contextos de aprendizagem e formação sociocultural em ambiente internacional, promovendo não só a tolerância e a cooperação, mas também a aquisição e melhoria de competências linguísticas, constituindo uma mais-valia para todos os que nele participaram.

Ver brochura

Decorreu no dia 7 de dezembro, na Escola sede do Agrupamento Professor Paula Nogueira, a elaboração dos cabazes de Natal no âmbito da atividade “O Natal é para TODOS”. Este projeto de solidariedade, criado com o objetivo de promover o espírito de solidariedade e de entreajuda junto da comunidade escolar, pretendeu recolher alimentos que foram colocados em cabazes e posteriormente doados a famílias de alunos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade económica. 

A atividade que foi criada em parceria do GAAF com as turmas do 8.º B (PN), 9.ºC (JCM) e as Professoras Ana Cristina Fernandes, Ana Fonseca e Marta Reis realizou-se em todas as escolas do Agrupamento entre 16 e 30 de novembro, tendo culminado com a elaboração dos cabazes no dia 7 de dezembro e a entrega às famílias no dia 8 de dezembro. Foram até ao momento entregues 67 cabazes às famílias dos alunos do Agrupamento que foram reforçados de acordo com o seu agregado familiar. Os produtos doados pela comunidade foram os seguintes: massa, arroz, leite, cereais, farinha, águas, bolachas, feijão, grão-de-bico, atum, salsichas, óleo, vinagre, azeite, açúcar ou sal, gelatina, leite creme instantâneo, fruta em conserva, farinha maizena, produtos de higiene pessoal, maçãs, laranjas, couve portuguesa, detergente loiça, bacalhau, madalenas, bombons e bolos secos.  O GAAF continua a constituir novos cabazes com os produtos que ainda dispõe para os pedidos que continuam a chegar através de solicitações encaminhadas pelos professores titulares de Turma e Diretores de Turma. É de realçar que estes cabazes foram o resultado dos bens doados pela comunidade escolar (alunos, professores e auxiliares educativos) e contou com a contribuição da comunidade local (Intermarché Olhão, Auchan Olhão, Kubi Doce, Mendes e Rita – Fábrica de folares, MiniMercado Nazaré e Pastelaria Christy).

Um agradecimento muito especial a toda a comunidade escolar e comunidade local pelo apoio e colaboração neste projeto; à Associação de Pais que apoiou no transporte dos alimentos para a Escola Sede bem como na angariação de bens junto dos nossos parceiros locais, mas sobretudo aos alunos envolvidos no projeto que mais uma vez demonstraram um grande espírito solidário e muito empenho e iniciativa na criação de atividades em prol da comunidade.

Um Feliz Natal e um Próspero 2021!!

Ver mais

Associação Pais Paula Nogueira - O Natal é Para Todos! | Facebook (fb.watch)