Slider

A Escola EBI/JI José Carlos da Maia inicia um novo projeto Erasmus+ no corrente ano letivo. O projeto "Happy, Healthy, Wise and Wealthy", dirigido aos alunos do terceiro ciclo visa, entre outros, desenvolver sensibilidade em relação a várias questões ambientais, como o consumo de energia e a utilização de fontes renováveis, o desperdício alimentar, a importância dos espaços verdes nos centros urbanos, a gestão dos resíduos e a poluição industrial; bem como promover uma cidadania europeia ativa e reforçar a cooperação entre jovens de diferentes países.

Ao longo de dois anos, 20 alunos desta escola irão ter a possibilidade de participar em atividades de aprendizagem em escolas da Dinamarca, Espanha, Holanda e República Checa.


Ditza Graça

Um grupo de 6 docentes da Escola E BI/JI José Carlos da Maia realizou, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a segunda mobilidade no âmbito do projeto Erasmus + “We Share One Future: Learning and Acting to Transform.

Esta mobilidade realizou-se perto de Oradea, mais concretamente em Ineu, uma pequena vila da Roménia. O tema central foi a Poluição e a metodologia de trabalho centrou-se na Gamificação.

A estadia foi preenchida com atividades de ensino e aprendizagem na escola de Ineu e visitas a alguns lugares icónicos da região. As atividades realizadas ao longo desta semana envolveram toda a comunidade educativa que participou com muito interesse e entusiasmo.

Foi ainda, uma oportunidade que permitiu, para além do que já foi mencionado, melhorar competências no que concerne ao domínio da língua inglesa.

De destacar, a forma como fomos recebidos e acarinhados pelos parceiros da Roménia e o convívio maravilhoso que se estabeleceu entre professores dos vários países envolvidos

A partilha destas experiências ficará gravada para sempre na memória e influenciará as práticas pedagógicas de todos os participantes.

Com orientação da professora de Educação Especial Vera Pesinha, no âmbito do programa ERASMUS "We share one Future", foi elaborado um camaleão - Mascote da escola JCM nº 7- com recurso a materiais recicláveis, com a colaboração de alunos de várias turmas que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem. Este projeto pode ser agora visto pela comunidade educativo neste livro digital, com a história da "Como fizemos um Camaleão...".

Três professores da Escola E.B. 2/3 Professor Paula Nogueira participaram no primeiro encontro do projeto Erasmus+ “Enriching unity with cultural diversity“ em Karaman (Turquia). Este encontro serviu para planificar as atividades a desenvolver no primeiro ano do projeto e conhecer a cultura do nosso parceiro. Foram apresentados dois trabalhos realizados pelos nossos alunos. Os alunos do 7ºano participaram na realização da apresentação sobre “O Nosso País, Região e Cidade” (Exposição realizada anteriormente). Os alunos do 8ºAno criaram a imagem gráfica do projeto (logotipo). Realizou-se uma exposição dos logotipos junto da Biblioteca Escolar da Paula Nogueira que mostraram as diferentes abordagens sobre o tema. Foi selecionado um logotipo por cada país participante no projeto (Eslovénia, Espanha, Estónia, Portugal, Roménia e Turquia). O logotipo da nossa aluna Bianca Argel do 8ºA foi escolhido para ser a imagem gráfica do nosso projeto Erasmus+. Portugal está de parabéns… estamos todos de parabéns…

 

https://youtu.be/_0r1KfeKsgc