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A Escola EBI/JI José Carlos da Maia recebeu, na última semana de setembro, um grupo de professores e alunos dinamarqueses, eslovacos, gregos, italianos e turcos, seus parceiros no projeto Erasmus+ "Be Allies Not Bullies".

A comitiva foi recebida nos Paços do Concelho pelo Dr. António Camacho, vereador da Educação, em representação do presidente do município.

Ao longo de cinco dias, realizaram-se, na escola, diversas atividades relacionadas com o tema central do projeto, "Bullying", das quais se destacam a escrita criativa e posterior dramatização de situações de Bullying; um workshop de arte e uma palestra.

A semana também esteve repleta de momentos de partilha e amizade entre alunos e professores dos vários países que, logo no primeiro dia, realizaram um “actionbound” que os levou a (re)descobrir a Rota das Lendas.

No dia seguinte, o programa contemplou um passeio de barco até à Ilha da Culatra, seguido de uma caminhada até ao Farol que deu oportunidade ao grupo de apreciar a beleza da nossa costa e confraternizar através de jogos de praia.

A semana acabou com uma visita à Fortaleza de Sagres e uma ida ao Parque Aventura de Lagos, onde pequenos e graúdos mostraram os seus dotes no arborismo, atividade que premeia a entreajuda e a colaboração e que, nesse sentido, permitiu reforçar os laços entre todos os envolvidos, indo de encontro ao tema do projeto.

 

A próxima mobilidade, que se realizará em março em Castellana Grotte, Itália, também promete uma semana cheia de experiências enriquecedoras e partilhas inesquecíveis.

Entre os dias 23 e 27 de setembro, 40 alunos e vinte professores de Portugal, Espanha, Itália, Finlândia e Polónia estiveram reunidos no Algarve, no âmbito da atividade de aprendizagem C4 do projeto Erasmus + KA2 “Open your eyes and open your heart!”, dinamizada pela Escola E.B. I / JI José Carlos da Maia, do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, de Olhão.

 

Durante esta semana, todos os participantes desenvolveram atividades relacionadas com o tema “Voluntariado no ambiente”, num programa recheado de ações solidárias, tais como: apoio à distribuição de alimentos no armazém do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve e plantação de vegetais na Horta Biológica desta instituição, recolha de lixo entre as ilhas da Culatra e do Farol e entrega de brinquedos e alimentos, bem como ajuda na manutenção do abrigo para animais da APAR, em Moncarapacho.

 

Para além destas, os alunos e professores envolvidos, participaram noutras atividades do projeto, sendo de destacar a caminhada nos “7 Vales Suspensos”, em Lagoa; o cruzeiro às ilhas da Armona, Culatra e Farol, com recolha de conchas, com as quais criaram quadros que depois levaram para os respetivos países; um passeio / jogo pela cidade de Olhão, com recurso à aplicação “Actionbound”; arborismo no Parque Aventura de Albufeira e o teatro de sombras subordinado ao tema “Vamos proteger a Natureza”, com peças produzidas e apresentadas por cada um dos países envolvidos.

 

Todos os alunos ficaram instalados em casas de famílias olhanenses, tendo tido a oportunidade de visitar as praias e outros locais de interesse da região e de experimentar a culinária algarvia. Quanto aos docentes, não faltaram os elogios positivos à gastronomia local, à beleza das praias e à variedade de ações solidárias que integraram o programa.

 

A próxima e última atividade de aprendizagem deste projeto decorrerá no próximo mês de maio, em Alicante, Espanha.

Um grupo de 19 alunos e 11 professores de cinco países (Alemanha, Espanha, Finlândia, França e Grécia) participou de 24 a 28 de Setembro no Intercâmbio de alunos que se realizou na Escola E.B. 2/3 Professor Paula Nogueira em Olhão integrado no Projeto “21st Century Skills” do Programa Erasmus+, Ação-Chave 2, coordenado pela Escola «IGS Grünthal» de Stralsund, Alemanha. Permitindo a possibilidade de participar em atividades relacionadas com o desenvolvimento de aptidões e competências para combater o abandono escolar e as dificuldades na aprendizagem.

O nosso encontro foi o quarto dos seis previstos. Durante os cinco dias de atividades a temática abordada foi a forma de motivar os alunos para o ensino através da realização de aula/atividades fora da sala de aula convencional e as relações interpessoais.

 

Todos os países participantes apresentaram a sua forma de abordar as atividades fora de sala de aula e as paisagens que podemos observar quando estamos em atividades exteriores.

Neste contexto os alunos portugueses tiveram a oportunidade de partilhar e praticar um conjunto de Jogos Tradicionais, Oficinas com atividades Laboratoriais de Física e Química, Artes e de Culinária com os seus convidados.

Na temática das paisagens foi realizado um passeio pedestre no Trilho da Praia do Barril que permitiu identificar os diferentes tipos de paisagens desde a laguna até as dunas, terminando com a contextualização da Armação de Atum e o respetivo cemitério de ancoras que se encontra no local. Também pudemos observar outro tipo de paisagens, nomeadamente o Barrocal algarvio, o Promontório de Sagres e magnifica Ponta da Piedade.

Foi também realizado um Peddy-paper de descoberta no Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM) que permitiu a realização de Orientação com atividades complementares de caris artístico e cultural assim como a observação de aves em paisagem natural.

Na temática da preservação das espécies locais, foi realizada uma atividade de Sensibilização Ambiental no RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, terminando com a libertação de uma animal recuperado, o tão característico camaleão.

Na temática da História fora da sala de aula, o grupo visitou a bonita cidade de Tavira, tendo contacto com várias manifestações de épocas variadas, de referir a réplica da «Pedra de Dighton», as muralhas e castelo de Tavira, assim como os telhados de tesouro.

Na perspetiva do Início da Globalização que Portugal protagonizou no século XV, o grupo visitou a Fortaleza de Sagres e compreendeu o que foi de facto a “Escola de Sagres” e as “Terras do Infante” e por fim visitou também o primeiro “Mercado de Escravos em território Europeu” em Lagos.

 

Na outra temática do Encontro sobre as “Relações interpessoais”, os alunos da Alemanha escreveram duas pequenas peças de teatro sobre as relações interpessoais e as dificuldades de comunicação entre as várias culturas. Todos os países tiveram a oportunidade de participar na representação conjunta que foi apresentada na Escola EB 2/3 Prof. Paula Nogueira tendo como assistência os alunos do projeto e os pais que alojaram os alunos estrageiros. No final realizou-se uma partilha de comidas típicas dos vários países participantes, fomentando o diálogo e conhecimento dos parceiros.

 

Em termos culturais, a comitiva realizou o “Caminho das Lendas” em Olhão, Cabo de São Vicente (ponto sudoeste do continente europeu) e o cabo de Santa Maria em Faro (ponto mais a sul de Portugal continental).

 

Os professores tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema Educacional Português e as recentes medidas implementadas tais como Gestão Flexível de Currículo e a Educação Inclusiva.

 

Todos os alunos estrageiros foram acolhidos por alunos locais, tendo deste modo experienciado a forma de vivência numa família portuguesa permitindo a abertura de horizontes culturais e aumento da perceção do que é ser um cidadão europeu.

 

Agradecimento à Camara Municipal de Olhão, Escola E.B. 2/3 Dom Paio Peres Correia (Tavira), Fortaleza de Sagres, Marinha Portuguesa, RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), Região de Turismo do Algarve e Associação Turismo do Algarve (ATA).