A Escola EB 2,3 Professor Paula Nogueira, sede de agrupamento, está situada na chamada estrada de Pechão, no limite da zona urbana e relativamente distante do centro. Embora servida por autocarros da rede da própria cidade, o acesso torna-se algo perigoso porque alguns alunos têm de atravessar a estrada nacional 125 e a estrada municipal para Pechão.
É constituída atualmente por quatro blocos: um principal, cuja origem remonta ao ano de 1974; um de salas específicas (bloco mais recente) construído em 1993/94; um polidesportivo e um pavilhão gimnodesportivo construído em 2001. Com as obras de beneficiação iniciadas em julho de 1995, a escola recebeu melhoramentos significativos, nos espaços exteriores, no edifício principal e no bloco novo, onde foi criado o auditório.
No ano letivo 2004/2005 foi adaptada uma sala de aula, no edifício principal, onde funciona o “laboratório de informática”.
Tem uma unidade de transição para a vida ativa, atualmente designada por Outra Resposta Educativa Especial de Cariz Funcional (OREE-CF), tendo também em funcionamento a Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência (UAEEAMSC). Estas denominações sofrerão alterações à luz do novo regime legal para a educação inclusiva, sendo que estas unidades poderão constituir-se em recursos organizacionais específicos promotores da inclusão acessíveis a todos os alunos.
O Patrono
João Viegas de Paula Nogueira nasceu em Olhão, a 10 de junho de 1859, filho de João Viegas Nogueira e Joaquina Paula Nogueira, e morreu em Lisboa a 16 de dezembro de 1944.
Paula Nogueira era descendente de uma família modesta, cujos magros proventos contribuiu, quando estudante, com os escassos recursos obtidos em lições e explicações. Logo, ainda na juventude, eram admiradas as suas judiciosas observações, os conhecimentos revelados sobre literatura, arte, ciências, dotes que se rotulavam de invulgares, para a idade e o nível de educação recebidos. A boa aceitação do incipiente estudante nos meios intelectuais de Olhão, onde residia, justifica o convite a Paula Nogueira para conferente, numa sessão comemorativa de Camões e, logo, a atribuição de subsídios para frequentar, em Lisboa, o ensino da sua preferência - o Instituto Geral de Agricultura, onde se diplomou em medicina veterinária, em 1886.
Como professor, dedicou-se especialmente a trabalhos bacteriológicos e a vacinas para gado, tendo publicado vários documentos. Quando se reformou, por ter atingido o limite de idade, em 1929, foi-lhe conferido o título de Diretor Honorário da Escola Superior de Medicina Veterinária de Lisboa. Ao laboratório da escola sede do agrupamento foi dado, como homenagem ao grande bacteriologista, o nome de laboratório Paula Nogueira.
Contactos
Morada: Rua da Comunidade Lusíada Olhão 8700-248
Telefone: 289 723 700