No ano letivo 2017-2018 passamos a integrar este projeto no agrupamento visando transformar as crianças de 2.º ciclo de consumidores para produtores de artefactos digitais, utilizando a linguagem de programação Scratch.
Objetivos
- Proporcionar o acesso à formação em programação Scratch a crianças provenientes de comunidades mais carenciadas do país;
- Combater as disparidades de género que se verificam na área da tecnologia;
- Trabalhar competências pessoais e sociais, através da aquisição de competências digitais e do trabalho em equipa;
- Estimular a criatividade;
- Promover o sucesso educativo, reduzindo índices de abandono escolar;
- Formar professores e dotá-los de novas ferramentas tecnológicas e incentivar a integração destas nas diferentes áreas curriculares;
- Valorizar projetos inovadores.
As condições exigidas para participar eram apenas:
- ter uma sala, equipada com pelo menos um computador para cada dois alunos e com ligação à Internet, com disponibilidade para realizar as atividades GEN10s;
- em cada turma aderente ao projeto, existir 2 ou 3 professores, de qualquer área disciplinar, que pretendessem receber formação Scratch e implementar as atividades nas suas aulas.
De acordo com a capacidade de resposta da escola, escolhemos entre uma a três turmas, por forma a termos acesso à Sala TIC, de acordo com os horários dos dois professores especialistas em Scratch, dos horários das turmas selecionadas e dos três professores interessados em integrar o projeto, por turma.
O projeto é sempre implementado em ambiente letivo, nas aulas dos professores que aderem à iniciativa. Tem a duração de 15 horas, sendo 9 destas acompanhadas por dois “Professores Scratch” e as restantes 6 em autonomia pelos professores da turma. No final, os diferentes grupos de alunos deverão apresentar à turma um projeto original.
Os produtos resultantes do trabalho interdisciplinar desenvolvido encontram-se AQUI.