EBI/JI José Carlos da Maia

Em 2009, a escola sede do anterior Agrupamento José Carlos da Maia passou a designar-se Escola EBI/JI José Carlos da Maia, devido à construção de um edifício contíguo destinado ao primeiro ciclo e à educação pré-escolar.

O patrono desta escola foi escolhido em 1999, após um estudo realizado junto da comunidade, por um grupo de alunos da escola sede do antigo agrupamento. O nome escolhido, por maioria bastante explícita, foi José Carlos da Maia (1878-1921). Filho de Olhão, homem honrado, de carácter íntegro, capitão-tenente de fragata, combateu pela República, tendo sido um dos heróis do 5 de Outubro. Foi governador de Macau e ministro da marinha. Ficou famosa a frase que proferiu ao chegar a casa, depois da vitória da revolução republicana: “Mãe! Pode beijar-me porque eu não matei ninguém!”
Situada quase no limite da área urbana da cidade de Olhão, esta escola tem uma população escolar heterogénea no que respeita às origens, modos de vida e áreas de atividade, apresentando, por um lado, um número de alunos provenientes do meio rural circundante e, por outro lado, alunos oriundos das diversas zonas da cidade que fazem parte da área de influência deste estabelecimento de ensino.
Ao nível económico, a comunidade escolar apresenta também grande heterogeneidade, visto existirem alunos com grandes carências económicas e outros com um razoável (ou mesmo bom) nível financeiro.
Os agregados familiares dos alunos desta escola evidenciam um aumento do nível de escolaridade, considerando-se de nível médio por haver uma predominância de encarregados de educação com o ensino Básico e/ou Secundário. Este facto reflete-se de modo positivo no percurso escolar dos alunos, já que as expectativas familiares são mais elevadas.
A escola é constituída atualmente por três edifícios, um destinado ao 2.o e 3.o ciclos (construído em 1995), um pavilhão desportivo que inclui ginásio, e outro destinado ao 1.º ciclo e educação pré-escolar (construído em 2010).