Os projetos Erasmus são o cruzamento dos principais documentos estruturantes do Agrupamento – Projeto Educativo, Plano Plurianual de Melhoria TEIP, Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e Estratégia Local de Educação para a Cidadania. Estão desenhados de acordo com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu (PEDE), de forma colaborativa, apoiada pelo Diretor e pelo Conselho Pedagógico, numa ação sustentada de definição de medidas de superação das necessidades do Agrupamento, em termos de desenvolvimento qualitativo e de internacionalização. Pretende criar medidas que, concorram para a inovação, motivação e para o sucesso escolar dos alunos, combatendo o abandono precoce e a indisciplina, promovendo a melhoria da qualidade das suas aprendizagens e que fomentem a inclusão, através da implementação de medidas de apoio às aprendizagens, ajustadas ao perfil e ao potencial de cada aluno. Pretende, ainda, criar uma Escola mais equitativa e inclusiva através da introdução de novas metodologias e formas de trabalho, tais como a metodologia de projeto (apostando na oferta de oficina de expressões e espaço projeto) ou a abordagem interdisciplinar dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular). Na última avaliação externa deste agrupamento, um dos pontos fortes apontados foi precisamente a participação em projetos internacionais.
É uma prioridade do agrupamento o conhecimento e intercâmbio entre diferentes países, com o intuito de aprofundar a Integração Europeia. Podemos concluir que há uma clara correspondência entre a formação selecionada, as necessidades de formação, o Plano de Formação do Agrupamento, as Metas a atingir e as Áreas de intervenção.
As mobilidades K1 do Erasmus + têm assumido importância crescente neste Agrupamento nos últimos anos, já que, para além de permitirem dar resposta às necessidades formativas dos professores e de promoverem o “diálogo” europeu, conferindo a possibilidade de os formandos conhecerem outras realidades culturais e de ensino, fazem uma aposta clara na disseminação dos conhecimentos e das competências adquiridos e no impacto da formação, procurando que a mesma resulte em aprendizagens mais eficazes para os alunos, sustentadas em práticas pedagógicas mais sólidas, inovadoras e motivantes.
Na procura do sucesso educativo, as mudanças provocadas pela implementação de ações de melhoria irão corresponder necessariamente à reformulação de estratégias e instrumentos e à reorientação ou redefinição de práticas, que resultam sobretudo da troca de conhecimentos e experiências entre os docentes dos diversos departamentos curriculares sob orientação do Conselho Pedagógico.
Estes objetivos pretendem incluir todos numa escolarização bem-sucedida que passa necessariamente pelo desenvolvimento de projetos e atividades promotoras de motivação. Neste âmbito, temos como visão a constituição de uma escola exigente, mas simultaneamente mais motivadora, dinâmica e inclusiva.
Estes projetos estão diretamente ligados ao contexto educativo do agrupamento - Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) - e têm como objetivos centrais (metas), a redução do abandono escolar precoce e a melhoria das aprendizagens.