Slider

No passado dia 14 de março, a Escola EB José Carlos da Maia destacou-se ao celebrar o Dia do Pi. Os alunos participaram em diversas atividades matemáticas, incluindo a análise de obras de pintores famosos, que posteriormente recriaram com referências ao número Pi.
Na biblioteca decorreram jogos de tabuleiro matemáticos, proporcionando momentos divertidos e de aprendizagem. Por último, tiveram também a oportunidade de se envolver num escape room que desafiou as mentes dos estudantes. Este evento estimulou a criatividade e o raciocínio matemático dos alunos de forma lúdica.

 

Cartaz Escape Room

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, as turmas 9ºA e 9ºC, num total de 41 alunos, acompanhados por 6 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas também enquanto cidadãos do mundo global, com a aquisição de competências transversais à sua vivência numa sociedade que se quer responsável, construída sob um sentimento de pertença de todos.
Para além do batismo de voo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura madeirense, as variedades do turismo presentes na ilha que em muito se assemelha à nossa região. Das levadas de água fresca, à floresta laurissilva no seu esplendor natural, ao mercado dos lavradores com as suas frutas tropicais, flores perfumadas e doces típicos, ao centro histórico do Funchal, às piscinas naturais de Porto Moniz, às Casas típicas de Santana ou à exuberante vista do Cabo Girão, muitas são as memórias que criaram, uma experiência verdadeiramente imersiva para todos eles.
Os nossos alunos tiveram também oportunidade de privar com os colegas funchalenses e conhecer outros ambientes de aprendizagem como as salas de futuro, por exemplo.

Algumas reflexões/testemunhos:
Alunos
"A minha primeira experiência de andar de avião foi muito boa. Gostei da pousada e da paisagem natural da Madeira. O que mais gostei foram as piscinas de Porto Moniz e de fazer amigos da escola HBG. Também aparecemos na televisão! "
" Nesta viagem, o que gostei foi ganhar a experiência de andar de avião pela 1ª vez. Gostei de cooperar com os colegas da turma 8º2 da HBG. Apreciei as paisagens nos passeios de autocarro e a pé. Parámos no mercado dos lavradores, onde provei uma das pimentas-malaguetas mais picantes do mundo "caroline Reaper". Gostei de visitar as casas de Santana, onde comprei souvenirs..."
"Fomos a uma levada, provavelmente uma das coisas mais bonitas que já vi!"
"Adorei esta viagem! Foi uma ótima experiência, pois permitiu-nos conhecer mais de Portugal , aprendendo mais sobre a Madeira e as suas tradições."
"Na viagem à Madeira, passeamos bastante, conhecemos novas pessoas e comemos comidas que nunca tínhamos visto, como banana-maracujá e o bolo do caco!"
"E a escola? Fiquei espantada! Tinha 5 andares e uma sala do futuro com duas impressoras 3D!"

Encarregados de educação
"Muito obrigada aos professores que tornaram possível esta viagem. São momentos que ficarão para sempre guardados nas memórias destes meninos e meninas. Bem haja a todos!"
"Um agradecimento especial aos docentes pela experiência que proporcionaram aos alunos. Muito obrigada"
"Quero expressar o meu profundo agradecimento aos professores acompanhantes e às professoras que dedicaram um esforço incansável, mesmo para além das horas normais de trabalho, sacrificando o seu tempo pessoal para tornar possível esta viagem. Organizar uma viagem destas requer não só um forte sentido de missão, mas também uma pequena dose de loucura. A todos os professores, o meu sincero obrigado."
"Muito obrigada às professoras e ao professor pela oportunidade desta viagem e por toda a dedicação e disponibilidade com @s alun@s!!"
"Muito muito muito obrigada, por tudo! Pela dedicação, pelo carinho e cuidado, por terem proporcionado a experiência de uma vida aos nossos meninos! Lamentamos que nem tudo tenha corrido bem, que alguns meninos tivessem adoecido, mas é nestas situações que vemos o valor e o profissionalismo das pessoas! ..."
"Obrigado a todos os professores e ele ainda não se calou com as aventuras na Madeira!..."

Os alunos da HBG têm deslocação prevista a Olhão em maio de 2024. Cá vos esperamos e com algumas surpresas!