Slider

Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo

As transições, regra geral, geram alguma ansiedade, seja quando a criança dá entrada pela primeira vez numa creche ou num jardim de infância, seja quando atinge a idade para ingressar no ensino obrigatório ou ainda sempre que muda de ciclo.
Quando a criança é condicional perante o sistema de ensino, ou seja, completa seis anos entre os dias 15 de setembro e 31 de dezembro, além de não ter garantida a entrada no primeiro ano do ensino básico, gera-se uma discussão acerca de ser ou não a altura certa para o fazer. Há cada vez mais o entendimento, entre os profissionais de saúde e da educação, de que a criança deve entrar para o primeiro ano com os seis anos já completos, mas muitos pais, muitas vezes sob pressões exteriores ao núcleo familiar, decidem pela entrada precoce.
Nesta tertúlia, pretendemos abordar as vantagens e as desvantagens de a criança ingressar no ensino obrigatório com cinco anos. Não havendo uma fórmula matemática que indique qual é a melhor solução para cada família, há critérios a que os pais deverão estar atentos para tomar a melhor decisão, tendo como base o superior interesse da criança, a nível de desenvolvimento e de saúde, física e mental.
Serão também facultadas algumas dicas para facilitar a entrada da criança na "escola primária", quer esteja já a frequentar a educação pré-escolar, quer transite de um acompanhamento em ambiente familiar.

Temas principais:
- Transição para o 1.º ciclo: com 5 ou 6 anos?
- Como avaliar se a criança está preparada
- Que competências devem estar adquiridas para que a transição ocorra com maior facilidade
- Como podemos ajudar as nossas crianças na transição

Oradora principal: Raquel Melo Medeiros, psicóloga clínica (especialista avançada em necessidades educativas especiais)
Moderadora: Ana Tendinha, professora e coordenadora do 1.º ciclo do AEPPN
Dia: 30 de abril
Hora: 18:00
Local: online, através da plataforma Google Meet

A participação na tertúlia é livre, mas de inscrição obrigatória, para o que deverá preencher o formulário abaixo.

https://docs.google.com/.../1FAIpQLSeRi92Xo.../viewform...

Para esclarecimento de dúvidas, contacte-nos através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Convidamo-lo a fazer gosto na nossa página do facebook para que fique ao corrente de todas as novidades.
(20+) Associação Pais Paula Nogueira | Facebook