Slider

A Informação na Formação dos Cidadãos

Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado recentemente, metade dos jovens portugueses com 15 anos não consegue distinguir o que é verdade do que é mentira quando navega na Internet.
Se até à universalização da Internet os órgãos de informação (imprensa escrita, rádio e televisão) eram os meios privilegiados para os cidadãos se informarem, hoje em dia, em que qualquer pessoa pode ter o seu próprio canal de comunicação (conta no YouTube, blogue, perfil em redes sociais, etc.), as fontes são inúmeras, mas o controlo é muito difícil, senão mesmo impossível.
Quando o conteúdo da mensagem não é fidedigno e tem como objetivo sobretudo influenciar os destinatários (a fazer algo, a votar em alguém, a beneficiar algum grupo ou corrente de opinião, a comprar alguma coisa), trata-se de desinformação, que atualmente é também conhecida por fake news.
Que perigos traz esta prática? Porque devem os cidadãos saber reconhecer o que é informação e como? Qual é a diferença entre um jornalista e um produtor de conteúdos, ou um comunicador, ou um influenciador/youtuber, etc.?
Nesta tertúlia, a última do nosso Ciclo, dirigida a toda a comunidade escolar, mas sobretudo a professores e a alunos (preferencialmente a partir do 2.º ciclo), falaremos, entre outros assuntos, sobre o trabalho dos jornalistas nas redações, de como a informação que produzem é validada e controlada e apresentaremos alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas para promover a literacia mediática entre os jovens.

Temas principais:
- Para que precisam os cidadãos de consumir informação?
- Órgãos de informação versus novos meios de comunicação
- Como distinguir informação de desinformação (fake news): a credibilidade das fontes
- Ferramentas de apoio à promoção da literacia mediática em contexto escolar

Oradora principal: Maria Augusta Casaca, jornalista da TSF/Faro
Moderadora: Paula Santos, jornalista e vice-presidente da APAIS
Participação especial: Miguel Domingos, jornalista da SIC Notícias
Dia: 25 de maio
Hora: 18:00
Local: online, através da plataforma Google Meet


A participação na tertúlia é livre, mas de inscrição obrigatória, para o que deverá preencher o formulário.
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewl_cI306cNRd9yLy1dM8kdIdOWrvvE7ryFKoC-fDyXRz2pQ/viewform