Slider

Tertúlia - Como Lidar com a adolescência

Realiza-se na próxima semana mais uma sessão do Ciclo de Tertúlias da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira.

Esta será a última tertúlia do ano 2021, pois consideramos que dezembro não é um mês propício a este tipo de eventos, desde logo devido às férias escolares.

No dia 26 de novembro, sexta-feira, pelas 18:30, iremos debruçar-nos sobre a adolescência e suas particularidades como fase de desenvolvimento do ser humano.

Convidámos duas psicólogas com vasta experiência nesta área e em conjunto pretendemos, como sempre, proporcionar um espaço de reflexão e partilha. 

Junte-se a nós!

Consulte abaixo toda a informação sobre esta tertúlia, incluindo o link para inscrição.

Para se manter a par de novidades acerca do Ciclo de Tertúlias, faça Gosto na nossa página no Facebook.
 

Como lidar com a adolescência
O início da adolescência está frequentemente associado ao princípio da puberdade - processo através do qual o adolescente atinge a maturidade sexual e a capacidade de reprodução - e não tem uma altura definida para terminar, podendo desenrolar-se durante uma década. Nesse período, dão-se inúmeras transformações, a nível físico, sexual, na forma de pensar, na relação com a família e os amigos.
Existem fatores que podem contribuir para a desorganização do adolescente e colocar entraves ao seu desenvolvimento harmonioso, como desejo de maior autonomia, pressão dos pares, dúvidas quanto à sua identidade sexual, violência nas relações, etc. Mas existem também condições que podem ajudar o adolescente a gerir de forma adequada esses fatores de risco: a família, os amigos, a escola e a comunidade em geral.
Nesta tertúlia, dirigida preferencialmente a pais/mães, encarregados/as de educação e docentes, falaremos sobre as transformações que se operam no adolescente e as características do seu desenvolvimento, com ênfase nos fatores de risco e proteção presentes nesta fase da vida dos indivíduos. Incidiremos também na importância da comunicação e nas problemáticas no âmbito da saúde mental mais prevalentes.

Oradoras: Juliana Martins (psicóloga/coordenadora do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) | Carla Fernandes (psicóloga/coordenadora do projeto SER Mental da MOJU)
Moderadora: Esmeralda Palma (presidente da Mesa da Assembleia Geral da APAIS)
Dia: 26 de novembro
Hora: 18:30
Local: online, através da plataforma Google Meet

A participação na tertúlia é livre, mas de inscrição obrigatória, para o que deverá preencher o formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrYnTyjYBDpZc06Fyw37WYpX2zzYSko3KJDBPzUtfjOUiOXg/viewform.