Slider

Tertúlia "Sotaques: como afetam a aprendizagem?"

A sessão de março do Ciclo de Tertúlias irá ter lugar no dia 25, sexta-feira, pelas 18:30.
Desde tenra idade, as crianças consomem conteúdos de entretenimento disponíveis à distância de um mover de dedo. A pandemia veio alargar o número de horas que as crianças passam frente aos ecrãs, fruto do encerramento temporário de jardins de infância e escolas, bem como da necessidade dos pais de acumularem o cuidado aos filhos com o teletrabalho.
Muitos dos conteúdos visualizados pelas crianças são produzidos por autores estrangeiros. Youtubers como o brasileiro Luccas Neto ou a russa Anastasia Radzinskaya - mundialmente conhecida como Nastya e dobrada em várias línguas, inclusivamente português do Brasil - têm uma legião de fãs. Nesse processo, muitas são as palavras "estranhas" que têm entrado no léxico das crianças portuguesas: grama para designar relva, bala em vez de rebuçado ou ônibus quando se quer falar em autocarro são apenas alguns exemplos. Além disso, entre si, estas crianças expressam-se com os sotaques que ouvem dos seus heróis.
Nesta tertúlia, sem pretendermos diabolizar o acesso a conteúdos de entretenimento digital, nem tão pouco a diversidade de culturas e de expressões, tencionamos fazer um alerta para a forma como estas dinâmicas podem afetar o processo de aprendizagem da língua materna, sobretudo em tenra idade. Para nos ajudar a refletir sobre esta problemática, teremos connosco uma terapeuta da fala e uma professora de primeiro ciclo, ambas com vasta experiência profissional e a intervir no concelho de Olhão.

Oradoras: Telma Guerreiro (terapeuta da fala) | Ana Raquel Alves (professora de 1.º ciclo)
Moderadora: Marta Brito (presidente da Direção da APAIS)
Dia: 25 de março
Hora: 18:30
Local: online, através da plataforma Google Meet

A participação na tertúlia é livre, mas de inscrição obrigatória, para o que deverá preencher o formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwyJ9orEQMX307M3GMvpu1IzrEKDUEBEcyn5ZSdA7nSYdytA/viewform.

Junte-se a nós!
Já segue a nossa página no Facebook?