Slider

Cavalos-marinhos na Ria Formosa - Porque estão a DESAPARECER?

Este ano letivo, a temática geral da área disciplinar de Cidadania de todo o agrupamento de escolas e do projeto Eco-Escolas é o Mar/Oceanos - “Por mais oceano”, onde muitas turmas, desde as crianças aos jovens do 9.ºano estão de "olhos postos" na nossa ria e mar.

Nos dias 6 e 7 de abril, cerca de 640 alunos das escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira, desta nossa cidade, virada para este paraíso magnífico que é a Ria Formosa, dirigiram-se ao Auditório Municipal de Olhão para assistirem ao filme/documentário “Cavalos de Guerra”, realizado pelo Dr. João Rodrigues.

Quando os "Cavalos de Guerra", "subiram ao palco", inevitavelmente, os mais sensíveis para as questões ambientais emocionaram-se, pois é um retrato muito atual da nossa ria e temos de mudá-lo... é urgente atuar e, isso, pode ser feito por cada um de nós…

No dia 6 abril, os alunos antes de visualizarem o filme, tiveram ainda o privilégio de participarem na palestra “Cavalos-marinhos na Ria Formosa”, com o Doutor Jorge Palma, Biólogo Marinho/Investigador do CCMAR e professor convidado na Universidade do Algarve, onde foi feita uma abordagem das características gerais das espécies de cavalos-marinhos existentes na ria e, realçada a necessidade de preservação desta área de elevada biodiversidade, sobretudo, destes "enigmáticos" peixes, os quais têm desaparecido do seu habitat vertiginosamente nos últimos anos.

No dia 7 de abril, foi a vez do realizador do documentário, fotógrafo subaquático, biólogo marinho e ambientalista, Dr. João Rodrigues intervir antes da visualização dos “Cavalos de Guerra”. Nesta intervenção, este “comunicador dos mares e oceanos” falou aos presentes acerca do seu percurso académico e profissional, numa perspetiva de divulgação de possíveis saídas profissionais na área das ciências/biologia/ecologia/ ambiente e informação/media/cinema e fotografia.

Estas atividades foram realizadas numa parceria com o Município de Olhão e teve a colaboração da PSP - Escola Segura, ao assegurar a segurança de deslocação de alguns dos grandes grupos de alunos entre as escolas e o Auditório Municipal.

Um MUITO OBRIGADA a todos os intervenientes, assim como a todos os professores que acompanharam as turmas no passeio matinal até ao auditório.

FOI ESPETACULAR!!!

Estar sensibilizado para as questões ambientais da ria e passar a palavra, pode ser o primeiro passo e, esse, ao nível do AEPPN, está dado!

 

As docentes: Susana Viegas e Ana Fonseca

 

Ver vídeo