Slider
Previous Next

Dia Mundial dos Oceanos - O mar começa aqui

“O MAR COMEÇA AQUI” - 8 de março - Dia Mundial dos Oceanos

 

No passado dia 8 de março, assinalou-se na EB 2.3 Prof. Paula Nogueira, o DIA MUNDIAL DOS OCEANOS com a realização da pintura no recinto escolar “O Mar Começa Aqui”.

Este projeto consistiu numa campanha de sensibilização da comunidade para  a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada, em particular, ou seja, o mar, através da criatividade e expressões plásticas.

Este projeto iniciou-se com a elaboração de projetos alusivos à temática supracitada, cujo desenho seria para ser pintado numa sarjeta no interior do recinto escolar. Estiveram envolvidas várias turmas do 2.º e 3.º ciclos, orientadas pelas docentes Esmeralda Guerreiro e Luísa Preto e o desenho escolhido para ser pintado no Dia Mundial dos Oceanos foi o elaborado pelas alunas Lara Morais e Matilde Linhan da turma 7.ºA.

De salientar, o envolvimento e entusiasmo destas alunas e restante equipa de apoio (Leonor Conceição, Mafalda Graça, Maria Carolina Mendes e Maria Cruz do 7.ºA e Márcio Caetano da turma CEF), durante a sua participação nesta atividade que contou com a visita de representantes do Município, parceiro nesta atividade do Programa Eco-Escolas, tendo o Vereador João Evaristo e a Coordenadora do GAL Sotavento (Grupo de Ação Local), Rita Pestana, visitado a Exposição “Por mais Oceano” do projeto candidato ao prémio Gandhi do nosso agrupamento e do qual esta campanha faz parte.

Fomos a única escola do concelho a participar neste desafio do Programa Eco-Escolas, podendo este trabalho ser consultado em: https://omarcomecaaqui.abae.pt/trabalhos-2022/?concelho=179

 

O resultado final foi o excelente embelezamento do recinto escolar aliado à importante mensagem a transmitir que pretende evitar cenários como o representado com a baleia azul na exposição mesmo ali ao lado …

Vamos proteger o mar! Vamos ser cidadãos ativos divulgando o alerta de que  “Tudo o que cai no chão, poderá ir parar ao mar” …

 

Cumprimentos ecológicos, 

prof.ª Susana Viegas

(Coordenação do Projeto Eco-Escolas EB 2,3 Prof. Paula Nogueira - Olhão)