Slider

Projeto Frigoteca e Ludoteca na EB1 de Brancanes

A Escola Básica do 1.º Ciclo, de Brancanes, pertencente ao Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, tem um novo espaço de aprendizagem e de ludicidade. Trata-se de um projeto intitulado “Espaço Frigoteca e Ludoteca” desenvolvido e dinamizado pela professora Cristina Lopes, da turma 1ABR, de 1º e 2º ano. Este espaço, ao ar livre, destina-se a acolher os alunos da escola, a promover hábitos de leitura e a proporcionar o contacto com alguns jogos tradicionais, outrora propiciadores de convívio e de diversão.

Neste espaço, os alunos poderão desenvolver várias atividades de entretenimento, num espaço acolhedor, onde as interações pessoais são privilegiadas e se promove a literacia emocional, no convívio com o outro e com os outros. Para tal, na “Frigoteca” existe uma seleção de livros adequados à faixa etária dos alunos, de vários géneros textuais. Foi criado um espaço de leitura com almofadas, pufes, tapetes, relva sintética, mesas e cadeiras onde os pequenos leitores podem usufruir do prazer da leitura, num ambiente mais descontraído e acolhedor. O espaço lúdico, “Ludoteca”, conta com a possibilidade de dinamização de diversos jogos, ou da realização de forma autónoma por parte dos alunos. São privilegiados vários jogos, entre os quais jogos tradicionais, importantes no conhecimento e preservação do património cultural e das tradições.

De destacar que, desde a conceção do projeto, tem-se verificado o envolvimento dos Pais/Encarregados de Educação, da APAIS, com a doação de materiais diversificados e de alguns parceiros tais como a instituição ACASO, com a doação de coleções e obras literárias.

O projeto foi dado a conhecer à comunidade educativa, através das redes sociais, tendo sido gerador de interesse e de curiosidade, com referência particular à psicóloga Joana Rafael, que carinhosamente abraçou o projeto.

A criação deste espaço foi uma excelente maneira de incentivar o hábito da leitura, da ludicidade e da preservação das tradições, sendo notório o envolvimento dos alunos e o seu comprometimento com a preservação do espaço. De salientar também, a interação pessoal, social e cultural entre os alunos, professores e restante comunidade escolar alargando-se a possibilidade de outras turmas usufruírem da “Frigoteca e Ludoteca”, numa perspetiva de articulação e partilha entre projetos e espaços.

 

Ver mais