No dia dois de abril de dois mil e dezanove, na escola E.B 2, 3 Professor Paula Nogueira, os alunos das turmas A, B, C e D do sétimo ano participaram num peddy-paper dinamizado pelas professoras, Dulce Nunes e Sílvia Ramos, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular.
A atividade lúdico-pedagógica surgiu na sequência da leitura da obra “O Cavaleiro da Dinamarca” de uma escritora de renome, Sophia Mello Breyner Andresen. As turmas do 7º A, B, C e D competiram entre si e percorreram vários sítios da escola, em equipas, com um capitão em cada uma delas, que tinha a responsabilidade de guardar as provas. A primeira tarefa das equipas era interpretar e analisar um mapa com enigmas que, por sua vez, mostrava a viagem do Cavaleiro da Dinamarca com as cidades percorridas pela personagem do livro. Essas cidades equivaliam a um “posto” na escola. Portanto, os alunos tinham de ser criativos e desvendar os enigmas para descobrir esses “postos” onde se encontravam as provas. Por conseguinte, os alunos realizavam as provas que abrangiam todas as disciplinas do seu currículo, onde os professores das turmas interligaram os conteúdos das disciplinas com a obra “ O Cavaleiro da Dinamarca”.
No final do jogo, as equipas vencedoras realizaram uma última prova que implicava competências na área da Geografia para descobrir um tesouro.