Slider
Previous Next

Encontro transnacional de professores no âmbito Projeto Erasmus+ “We Share One Future: Learning and Acting to Transform”

No âmbito do projeto Erasmus+ “We Share One Future: Learning and Acting to Transform”, a Escola EBI/JI José Carlos da Maia de Olhão (1ºCiclo) recebeu, entre os dias 2 a 6 de dezembro, um grupo de vinte e um professores de quatro instituições de ensino (público ou privado) da Roménia, Itália, Turquia e Grécia.

Durante esta semana os professores tiveram a oportunidade de conhecer a nossa instituição no que concerne à sua organização, estrutura, práticas e alguns outros projetos em curso.

Para além da troca de experiências e de boas práticas, os participantes assistiram a apresentações e participaram em workshops dinamizados em parceria com a UALG, o Centro de Ciência Viva de Tavira, o IPMA, a APA, RIAS, entre outros.  Tiveram também momentos destinados a visitas a alguns lugares emblemáticos da nossa região, nomeadamente a magnífica Ria Formosa. Estamos muito agradecidos

O objetivo deste encontro de cariz ambiental foi a dinamização de atividades e a criação de contextos de aprendizagem conducentes ao desenvolvimento da cidadania, traduzidos na promoção de atitudes mais responsáveis na relação com o ambiente. 

O tema em foco neste encontro foram as Alterações Climáticas e a metodologia de trabalho centrou-se no Ensino Adaptado e Personalizado.

As atividades realizadas ao longo desta semana envolveram toda a comunidade educativa que participou com muito interesse e entusiasmo.

A semana culminou com um espetacular jantar organizado por elementos da Associação de Pais.

O trabalho de equipa e a excelente colaboração de todos os envolvidos (professores, alunos, pais, direção do agrupamento e autarquia foi, sem dúvida, um apoio incondicional para o sucesso deste encontro que deixou os nossos visitantes muitíssimo impressionados.

A associação de pais foi um interlocutor sempre disponível e um parceiro indispensável ao longo de todas as atividades.

A segunda mobilidade deste projeto realizar-se-á em fevereiro de 2020, em Ineu, uma pequena vila da Roménia. O tema central será a Poluição e a metodologia de trabalho centrar-se-á na Gamificação.

 

Ana Cristina Tendinha