Slider

O projeto "Open your eyes and open your heart recebe, na semana de 23 a 27 de setembro, 14 professores e 21 alunos dos países envolvidos no projeto (Itália, Espanha, Polónia e Finlândia).

Os grupos já chegaram a Olhão e os alunos estão já instalados em casas de famílias dos nossos alunos. São 19, os alunos da JCM que, durante uma semana, vão conviver e fazer muitas atividades de voluntariado, em todo o concelho de Olhão."

 

O Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira vai iniciar este ano letivo, quatro projetos Erasmus+ referentes à Ação 2 - Parcerias Estratégicas. 


O projeto We Share One Future: Learning and Acting to Transform será desenvolvido à escala europeia num contexto de trabalho colaborativo a desenvolver por cinco escolas situadas em Portugal, na Grécia, na Turquia, na Itália e na Roménia. A base do desenvolvimento deste projeto serão as questões ambientais e o objetivo será sensibilizar os alunos para os problemas ambientais atuais (alterações climáticas, uso excessivo das fontes de energia, reciclagem, desmatamento, espécies ameaçadas, crescimento populacional e expansão urbana descontrolados), promovendo simultaneamente conhecimentos e capacidades que lhes permitam uma atitude mais consciente e responsável, conducente a uma utilização sustentável dos recursos naturais. Paralelamente serão implementadas metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras e haverá um investimento na promoção de competências na área das TIC e na utilização de uma lígua estrangeira, neste caso, o inglês.
O projeto irá desenvolver-se nas Escolas EBI/JI José Carlos da Maia, EB1 de Brancanes e EB1 de Quelfes. O grupo alvo deste projeto são cerca de 500 alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos de idade.


O projeto EU Crazy labs - testing inclusion methods, é uma parceria entre escolas da Croácia, Espanha, Finlândia e Portugal. Este projeto visa identificar abordagens inovadoras de inclusão social que podem ser testadas e comprovadas por alunos e professores das quatro escolas parceiras, bem como combater o abandono escolar através da descoberta de metodologias que permitam envolver melhor os alunos na sua vida escolar, aumentar a sua motivação e desenvolver as suas atitudes e bem-estar. Baseia-se em quatro Crazy Labs, um por escola parceira: "gamificação intergeracional" como um meio de reunir gerações, aprender com cada um e desenvolver competências de interação pessoal; o desenvolvimento de "abordagens multissensoriais" para o ensino e a aprendizagem; a utilização de línguas estrangeiras como um modo para quebrar barreiras, aumentar a tolerância e a compreensão e aprender sobre outras culturas; e o recurso a animais para ajudar alunos autistas a desenvolver relações interpessoais. 
Este projeto irá desenvolver-se na Escola EBI/JI José Carlos da Maia e o grupo alvo são alunos do 3º ciclo.
As candidaturas devem realizar-se até ao final de setembro em impresso próprio que será disponibilizado na Reprografia da mesma.  

 

O projeto Music and theater at the service of multicultural dialogue: playing together to build a common European identity é uma parceria entre escolas da França (Ilha de Reunião), Polónia e Portugal e visa atuar positivamente na mobilização dos alunos em relação aos seus percursos escolares, promovendo uma prática artística coletiva. Em concreto, tem como objetivo principal permitir que 48 alunos (16 por escola) com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos colaborem entre si para realizar espetáculos compostos por música, dança e teatro, organizados e encenados de maneira transnacional. As atividades do projeto alternarão o trabalho cooperativo entre participantes das diferentes nacionalidades através da plataforma Etwinning, ensaios semanais da prática artística coletiva para cada grupo em cada escola e três reuniões para apresentação dos espetáculos: na Polónia, em Portugal e na Ilha de Reunião.

As atividades deste projeto irão desenvolver-se durante as sessões semanais do Clube de Artes, que funcionará todas as quartas-feiras à tarde, na Escola EBI/JI José Carlos da Maia.
As candidaturas devem realizar-se até ao final de outubro em impresso próprio que será disponibilizado na Reprografia da mesma.  

 

O projeto Enriching Unity with cultural diversity, é uma parceria entre escolas da Espanha, Estónia, Portugal, Turquia, Roménia e Eslovénia.

Este projeto reflete as necessidades decorrentes do fato de que o número e a diversidade de culturas, costumes e línguas enriquecem as nossas vidas. A importância de preservar o património cultural europeu e a sua difusão entre os participantes dos países parceiros está no centro deste protejo. O projeto está focado em conhecer e compreender as diferenças culturais com diferentes religiões: católica, muçulmana, ortodoxa e evangélica. Essas religiões ajudaram a moldar os países e influenciam grandemente a sua herança cultural. Os principais objetivos do protejo passam pela consciencialização na preservação do património cultural, pelo desenvolvimento da interculturalidade, pela melhoria de competências no domínio da inclusão de todos os alunos, pelo desenvolvimento das tecnologias digitais e as pelas competências profissionais de todos os participantes.

Este projeto irá desenvolver-se na Escola EB2/3 Professor Paula Nogueira e o grupo alvo são alunos do 3º ciclo. As candidaturas devem realizar-se até ao final de Outubro em impresso próprio que será disponibilizado na Reprografia da mesma.

 

Mais uma vez a exposição “Arte Sem Limites” mostra-se à comunidade escolar. Integrado nas atividades do projeto Erasmus+ “Crossing Borders” da Escola E.B. 2/3 Professor Paula Nogueira, que pretende, tal como o nome refere “Atravessar Fronteiras”, neste caso no mundo da arte moderna.

O objeto de trabalho são os pintores do início do século XX, que inovaram com o “atravessar da fronteira” em termos pictóricos, criando novas linguagens, novas técnicas e novas referências que predominam como mestres do século XX até aos dias de hoje.

Os trabalhos apresentados foram inspirados em artistas como Pablo Picasso, Vincent van Gogh, Piet Mondrian, Paul Klee ou Juan Miro. Contemporâneo destes mestres, com quem coabitou em Paris, temos o português Amadeo de Souza-Cardoso. Nasceu em Amarante em 1887, pertenceu às vanguardas históricas do início do século XX, permitindo que a arte moderna em Portugal entre em diálogo internacional.

A exposição vai-se manter até 21 de Junho no corredor junto da Biblioteca da Escola E.B. 2/3 Professor Paula Nogueira.

Desta vez, foi em Šiauliai, na Lituânia, que um grupo de 3 alunos e 2 professoras da Escola E BI/JI José Carlos da Maia realizaram, entre os dias 27 e 31 de maio, uma mobilidade no âmbito do projeto Erasmus + "School is cool but IT rules".


Este projeto, centrado na utilização das TIC em sala de aula, envolve 5 países: Portugal, Lituânia, Espanha, República Checa e Roménia e promove a aquisição de conhecimentos e competências digitais, pelo que os alunos tiveram oportunidade de, durante toda a semana, tomar contacto com várias ferramentas interativas.

 

A estadia foi ainda preenchida com um passeio à capital, Vilnius, e visitas a alguns lugares icónicos do país, nomeadamente a “Colina das Cruzes”- um centro de peregrinação católico -, o castelo de Trakai, situado numa ilha do lago Galvė, e a estação balnear de Palanga.

 

Esta experiência, também muito enriquecedora a nível cultural, deu a conhecer a Villa de Chaimas Frankelis, em Šiauliai, um edifício do início do século XX, que oferece uma grande variedade de exposições, concertos, festivais de cinema e música, entre outros, e simboliza a história da cidade no período entre guerras e a herança judaica e o Museu de Âmbar, em Palanga, rodeado pelo seu deslumbrante Jardim Botânico interior.

A acrescentar a estas vivências, temos ainda o convívio maravilhoso que se estabeleceu quer entre alunos quer entre professores dos vários países envolvidos e que permitiu melhorar as competências de cada um em língua inglesa e partilhar experiências que ficarão gravadas para toda a vida.