Slider

As turmas 9ºC e 8º E participaram no Concurso Água Jovem e no Fórum Água Jovem, proposto pela Associação Portuguesa do Ambiente I.P. – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA - ARH do Algarve), realizado no Dia Da Água, 22 de Março em Sagres. A turma 9ºE acompanhou-os nessa aventura.
Um dos trabalhos apresentados pelo 9º C que consistiu numa maqueta intitulada "A nossa agenda 2030 - um desafio para o nossa escola!" foi galardoado com o primeiro prémio na categoria do 3º ciclo.

Está ainda previsto a oferta  de um cabaz de alimentos no Dia da Família a uma família de um aluno da escola, com parte do montante obtido pelo prémio, o que reflete um grande espírito de solidariedade destes alunos, indo de encontro aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A professora Dulce Charneca, Diretora da turma vencedora, congratula os seus alunos com este gesto de grande generosidade.

No dia 21 de março, para assinalar o equinócio de março (20 de março, 21h:58min) , os alunos do 1º ciclo e do 7º ano da Escola Professor Paula Nogueira construíram relógios de sol.

No dia dois de abril de dois mil e dezanove, na escola E.B 2, 3 Professor Paula Nogueira, os alunos das turmas A, B, C e D do sétimo ano participaram num peddy-paper dinamizado pelas professoras, Dulce Nunes e Sílvia Ramos, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular.

A atividade lúdico-pedagógica surgiu na sequência da leitura da obra “O Cavaleiro da Dinamarca” de uma escritora de renome, Sophia Mello Breyner Andresen. As turmas do 7º A, B, C e D competiram entre si e percorreram vários sítios da escola, em equipas, com um capitão em cada uma delas, que tinha a responsabilidade de guardar as provas. A primeira tarefa das equipas era interpretar e analisar um mapa com enigmas que, por sua vez, mostrava a viagem do Cavaleiro da Dinamarca com as cidades percorridas pela personagem do livro. Essas cidades equivaliam a um “posto” na escola. Portanto, os alunos tinham de ser criativos e desvendar os enigmas para descobrir esses “postos” onde se encontravam as provas. Por conseguinte, os alunos realizavam as provas que abrangiam todas as disciplinas do seu currículo, onde os professores das turmas interligaram os conteúdos das disciplinas com a obra “ O Cavaleiro da Dinamarca”.

No final do jogo, as equipas vencedoras realizaram uma última prova que implicava competências na área da Geografia para descobrir um tesouro.

Seis alunos do 8º e 9º ano (formando duas equipas) representaram a Escola EB I/JI José Carlos da Maia, na fase regional das Olimpíadas de Química Júnior, realizadas no dia 6 de Abril de 2019, na Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências e Tecnologia.

A equipa formada pelos alunos Alice Navalho, Daria Tylchuk e Mauri Arrais ficou em 3º lugar, num conjunto de 28 equipas, as quais representavam 17 escolas do Algarve.

No final da atividade todos os participantes construíram uma Tabela Periódica gigante, no âmbito da comemoração do ano internacional da Tabela Periódica.