Slider

Boa tarde!

O trabalho de uma associação de pais é, muitas vezes, invisível para a maioria das pessoas, mas tem um papel importante no contexto escolar.
Para que se mantenha informado(a) acerca das nossas atividades, temos o prazer de enviar a segunda edição do boletim APAIS Informa, desta vez apenas em formato digital.
Chamamos a atenção para a parceria com a NACS (antiga Associação Vaneus), que nos permite prestar apoio a famílias carenciadas do Agrupamento de forma mais eficaz. Fique a saber mais sobre esta colaboração na terceira página do boletim.
Registamos também o nosso agradecimento especial ao Prof. Carlos Gaspar, diretor do nosso Agrupamento, pela constante disponibilidade para o diálogo com a APAIS e por ter aceitado dar o seu testemunho na primeira página do boletim. A cooperação institucional é uma ferramenta importante na melhoria das condições de todos, o que é possível de alcançar mesmo que os interesses das partes não sejam totalmente coincidentes, mas haja vontade de fazer mais e melhor. Nesta cooperação incluímos, como é natural, a Direção do Agrupamento, mas não esquecemos todos os Docentes e Funcionários, que, na maioria das vezes, são os que prestam o apoio concreto.
Aproveitamos para informar que estamos já a trabalhar no terceiro número deste boletim, para que seja distribuído antes do término do ano letivo.


Gratos pela sua atenção.


Saudações associativas,

A Direção

Associção de Pais e Encarregados de Educação

 

Consultar boletim APAIS Informa N.2

 

Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado recentemente, metade dos jovens portugueses com 15 anos não consegue distinguir o que é verdade do que é mentira quando navega na Internet.
Se até à universalização da Internet os órgãos de informação (imprensa escrita, rádio e televisão) eram os meios privilegiados para os cidadãos se informarem, hoje em dia, em que qualquer pessoa pode ter o seu próprio canal de comunicação (conta no YouTube, blogue, perfil em redes sociais, etc.), as fontes são inúmeras, mas o controlo é muito difícil, senão mesmo impossível.
Quando o conteúdo da mensagem não é fidedigno e tem como objetivo sobretudo influenciar os destinatários (a fazer algo, a votar em alguém, a beneficiar algum grupo ou corrente de opinião, a comprar alguma coisa), trata-se de desinformação, que atualmente é também conhecida por fake news.
Que perigos traz esta prática? Porque devem os cidadãos saber reconhecer o que é informação e como? Qual é a diferença entre um jornalista e um produtor de conteúdos, ou um comunicador, ou um influenciador/youtuber, etc.?
Nesta tertúlia, a última do nosso Ciclo, dirigida a toda a comunidade escolar, mas sobretudo a professores e a alunos (preferencialmente a partir do 2.º ciclo), falaremos, entre outros assuntos, sobre o trabalho dos jornalistas nas redações, de como a informação que produzem é validada e controlada e apresentaremos alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas para promover a literacia mediática entre os jovens.

Temas principais:
- Para que precisam os cidadãos de consumir informação?
- Órgãos de informação versus novos meios de comunicação
- Como distinguir informação de desinformação (fake news): a credibilidade das fontes
- Ferramentas de apoio à promoção da literacia mediática em contexto escolar

Oradora principal: Maria Augusta Casaca, jornalista da TSF/Faro
Moderadora: Paula Santos, jornalista e vice-presidente da APAIS
Participação especial: Miguel Domingos, jornalista da SIC Notícias
Dia: 25 de maio
Hora: 18:00
Local: online, através da plataforma Google Meet


A participação na tertúlia é livre, mas de inscrição obrigatória, para o que deverá preencher o formulário.
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewl_cI306cNRd9yLy1dM8kdIdOWrvvE7ryFKoC-fDyXRz2pQ/viewform

No passado dia 8 de maio, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios  do concurso literário Sophia de Mello Breyner Andresen no Centro Cultural de Lagos. 

Esta iniciativa conjunta das Câmaras Municipais de Lagos e Loulé já vai na sua 15ª edição e é organizada  pelas Bibliotecas Municipais Sophia de Mello Breyner Andresen (Loulé) e Júlio Dantas (Lagos).

O seu principal objetivo é incentivar os jovens  para a leitura das obras desta escritora,  um dos maiores vultos da cultura e da literatura portuguesa.

No concurso, destinado a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do concelho e da região do Algarve, foram admitidos trabalhos escritos em língua portuguesa e ilustrações (originais e inéditos), baseados na obra literária de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Na categoria  TEXTO | 3º CICLO, o aluno Simão Pinto Martins, do 8º B, foi o 1º Classificado com o trabalho "Ensaio - Conto A Viagem" e ainda recebeu uma Menção Honrosa pelo seu texto "Sophia, doce poetisa (poeta?)".

Neste evento, ocorreu o lançamento do livro "Sophia", onde constam os trabalhos dos alunos premiados na 14ª edição e na qual o aluno já tinha obtido o 1º prémio na mesma categoria.  

Vários exemplares desta compilação, assim como outras obras de cariz mais técnico, foram doadas pelas entidades organizadoras deste evento à biblioteca escolar.

Parabéns ao vencedor e que o seu gosto pela leitura e pela escrita continue a levá-lo a conquistar muitos desafios!

Para mais informações, consulte o link: https://bit.ly/2RaGyFC

No âmbito do projeto Uma Casa para a Humanidade, o projeto em habitação sustentável do nosso agrupamento, os alunos das turmas 7ºB e 7ºD da PN, com a orientação do professor Norberto Assis, construíram maquetes de uma casa sustentável, agora expostas no átrio da escola Paula Nogueira.